Livro : Enclave - Ann Aguirre

09:51:00

Meus caros leitores,
 Vim falar da minha nova trilogia favorita... Estava eu quietinha quando minha amiga, dona Fernanda veio me falar de um livro que ela e a Paty leram em um dia. E para sua surpresa querido leitor (ou não) eu li em um dia também. Minha parceira de blog e amiga, a Lee, me entende como ninguém, ela lê igual a mim...


Sinopse:
Bem-vindo ao Apocalipse
No mundo de Deuce, pessoas só ganham o direito de ter um nome se sobreviverem aos primeiros 15 anos. Por esse ponto, cada “novato” sem nome é treinado para um dos três grupos: Reprodutores, Construtores ou Caçadores, que podem ser identificados pelo número de cicatrizes que eles têm em seus braços. Deuce queria ser uma caçadora desde sempre.
Como uma Caçadora, seu propósito é claro - enfrentar os perigosos túneis fora do enclave e trazer carne para alimentar o grupo enquanto tenta escapar de monstros ferozes conhecidos como Aberrações. Ela trabalhou nisso toda a sua vida, e nada vai conseguir pará-la, nem mesmo um lindo Caçador chamado Fade. Quando o rapaz misterioso se torna o parceiro dela, os problemas de Deuce estão apenas começando.
Lá em baixo, se você se desviar das regras é punido de forma rápida e severa, e Fade não gosta de seguir ordens. No começo ela pensa que ele é louco, mas com a morte seguindo o santuário deles, se torna mais claro que os anciões nem sempre sabem mais, Deuce se pergunta se Fade não pode estar falando a verdade. Seu parceiro a confunde; ela nunca conheceu um rapaz feito ele antes, que saiba tocá-la gentilmente assim como manejar armas ferozmente.
A percepção de Deuce muda, assim como o equilíbrio na batalha constante pela sobrevivência. As Aberrações sem cérebro, uma vez consideradas ameaça apenas pelo grande número, demonstram sinais de astúcia e estratégia… mas os anciões se recusam a dar qualquer aviso. Apesar do desastre iminente, o enclave coloca sua fé em críticas e sacrifícios em seu lugar. Não importa o quanto ela tente, Deuce não pode deter a maré negra que a leva para longe do único mundo que ela já conheceu.


Enfim... A história é uma distopia, e como toda distopia se passa em um mundo futurístico destruído, nesse caso por uma doença. As pessoas que tinham sobrevivido moravam no subsolo, e era uma sociedade bem rígida dividida em Reprodutores, que eram responsáveis pelo aumento da população (ou seja, só eles poderiam ter relações, trocar carícias e etc. com outras pessoas, sendo elas reprodutores também), Caçadores- que eram responsáveis pela caça e pela segurança do enclave,  e Construtores- que eram responsáveis por criar coisas e construir o que for preciso.
Quando nossa personagem principal faz 15 anos ela recebe o nome de Deuce e sua função no enclave. Deuce vira uma caçadora, e no mesmo dia vira parceira de caça de Fade, um cara reservado, misterioso e lindo. Fora os reprodutores, ninguém mais pode se relacionar com ninguém.
Entorno do Enclave moram as Aberrações, são semelhantes a humanos, mas comem carne humana. As Aberrações são a maior ameaça e moram nos túneis, e para conseguir alimentos, os caçadores precisam se esgueirar pelos mesmos túneis e enfrentar as Aberrações, mas algo está errado e as Aberrações estão agindo diferente, e depois que um jovens do Enclave de Nassau aparece pedindo ajuda para seu enclave e para si próprio, Deuce e Fade são enviados para Nassau em missão de reconhecimento.

Sociedade dos Enclaves.
Ai você fala: "Nossa o que é esse tal de  Enclave que essa doida tanto fala?" O enclave é uma cidade subterrânea, no livro só citam o Enclave College (o que passa a historia) e o Enclave Nassau.
Enfim a sociedade em grande parte alienada, o Ancião chefe e o Guardião da Palavra (que era equivalente a um professor, ou apenas um intelectual) sabiam realmente das coisas, das verdades.
 Eles alienavam para não perderem o controle, mas também eram... Anestesiados, no sentido de não ter amor ao próximo com a frase de “o mais forte sobrevive", impondo o Medo. Para a sobrevivência de todos, o modo que eram conduzidos precisavam de mudanças ou morreriam pelas garras das Aberrações, mas eles não estavam muito afim de mudanças.

Fade:
Como não se apaixonar pelo caçador mais forte e inteligente do Enclave? Mesmo sento um excelente lutador Fade sabe ser doce e carinhoso e diferente das pessoas ele tem um coração, por assim dizer. Ele pensa no próximo e sabe amar. Na verdade Fade não nasceu no Enclave ele veio de outro lugar... Não posso falar muito... No Spoiler. Enfim... Fade é encantador e muito lindo e inteligente.

Deuce:
Bem... Eu estava a pouco tempo falando com a Fernanda sobre a Deuce, tem coisas que nossa querida personagem não compreende pela alienação que sofreu no enclave, mas isso não é culpa dela não entender as indiretas ou as diretas...
Prosseguindo... Ela é uma excelente caçadora e muito esperta, sabe manusear como ninguém suas facas e é também uma ótima lutadora. Talvez até a melhor de seu enclave. Ela descobre muitas coisas que seus Anciões não contavam, em uma determinada "excursão", que talvez seja a maior excursão da vida dela: Se manter viva nos túneis ou alem deles.
Deuce tem dois amigos Stone, um Reprodutor, e a Thimble, uma.construtora. Eles se conheceram no alojamento em que todos os Novatos ficavam antes de completarem 15 anos e receberem seus nomes e seus próprios quartos. Eles são quase inseparáveis, e são uma amizade muito incomum, mas essa amizade pode mudar o rumo da vida de Deuce da água pro vinho.

Aberrações:
Essas coisas são meio humanas e meio animais( no sentido do modo de viver e agir). São..humm... digamos... Mutantes (Não gente, não tem nada a ver com X-Men). E pelo que eu entendi isso aconteceu por causa de uma doença no passado em que os médicos não acharam a cura, e nem tratamento. No inicio do livro as Aberrações são totalmente burras, mas depois as coisas mudam um pouco.. não posso falar mais... Eles se alimentam de carne humana, possuem garras e são muito forte( e fedem a carniça e podridão). Digamos que inicialmente deu até um medinho hahahaha,  e eu achei até uma certa semelhança com Zumbis... E me lembrei de Eu sou a Lenda... como diz a Lee " Anyways"!

Esse livro não é cansativo, não tem o bom e velho lenga lenga habitual de muitos livros. É viciante e muito bem escrito espero que leiam e se apaixonem que nem eu....

Super Beijo da Cass!


You Might Also Like

3 comentários

  1. Cassia!!
    Na verdade eu ainda não li esse livro KKKKK dona Fernanda viu esse livro adc no meu skoob e me culpa por seu vício.
    Adoro distopias, e essa parece ser muito boa. Gosto de histórias onde a sociedade é totalmente diferente da nossa.

    Continue com as resenhas, hein? Haha ^.^
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lembra bastante a temática jogos vorazes, divergente, entre outros, mas parece ser bom. Quando lemos um livro em um dia significa algo bom ne, então provavelmente o tempo e linguagem foram bem projetados pra proporcionar essa leitura gostosa. Quem sabe não entra na frente do próximo na minha filinha de livros pendentes?...
    Beijos e belo blog. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Unnie ^^
      Obrigado pela visita!
      Bom como toda distopia sempre vai haver algo que lembre outro livro.
      Esse livro é ótimo, de verdade ^^
      Beijos.
      Ps: Esperando posts novos no seu blog

      Excluir

Subscribe